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A estrutura de rastreamento da NDC vincula as políticas climáticas e de desenvolvimento sustentável de Belize

Abordando lacunas e barreiras para dados de mudanças climáticas para medir e rastrear o progresso do NDC, Belize agora tem funções e responsabilidades claras para MRV, fortalecendo ferramentas e métodos para avaliar políticas climáticas

A parceria de Belize  com o ICAT e o UNEP Copenhagen Climate Center começou em 2019 e visava abordar lacunas e barreiras que impediam a coleta e o monitoramento de dados sobre mudanças climáticas. Por sua vez, isso afetou a capacidade de Belize de acompanhar com eficácia seus compromissos assumidos no Acordo de Paris e, em última instância, sua capacidade de atender aos requisitos de relatórios 

A primeira Contribuição Nacionalmente Determinada ( NDC ) do país em 2015 delineou oportunidades de mitigação em vários setores. No entanto, na época, faltavam maneiras de medir e acompanhar o progresso do NDC, sem uma estrutura abrangente de medição, relatório e verificação (MRV) em vigor. Acompanhar a implementação do NDC é essencial para gerenciar o progresso e, eventualmente, monitorar o cumprimento das metas. Ele fornece uma base fundamental para preparar atualizações de NDC quando elas forem devidas. O desenvolvimento de uma estrutura nacional de MRV foi um dos principais focos do projeto ICAT.

Desenvolver indicadores específicos do país para capturar e rastrear atividades e metas

Determinar o que rastrear foi o primeiro passo no desenvolvimento de um sistema MRV. A garantia de que os dados eram relevantes para a formulação de políticas nacionais foi alcançada pela integração de indicadores de gases de efeito estufa e gases não-estufa. Isso cria vínculos entre sistemas e setores e entre a ação climática e os  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas .

Fornecer esse nível de profundidade ao desenvolver indicadores vai além dos requisitos estabelecidos nas  Modalidades, Procedimentos e Diretrizes (MPGs) do Acordo de Paris , que descrevem o que se espera dos países a relatar sob o Acordo de Paris. Embora seja necessário relatar indicadores de gases de efeito estufa, identificar e relatar impactos de gases não relacionados ao efeito estufa (como impactos econômicos, sociais e ambientais associados às atividades) é opcional. Esses últimos indicadores forneceram aos tomadores de decisão informações adicionais relevantes para o desenvolvimento nacional e, portanto, importantes para a priorização e avaliação das contribuições para o desenvolvimento sustentável das políticas climáticas.

 “ Às vezes, obter dados vai além das obrigações. A criação de um conjunto de indicadores específicos de cada país que incluem impactos de GEE e não GEE criou um senso de propriedade nacional e encoraja um ciclo virtuoso, pelo qual a coleta de dados é motivada por sua relevância potencial para a formulação de políticas,”– Dr. Lennox Gladden, Chefe Oficial de Mudanças Climáticas, Escritório Nacional de Mudanças Climáticas de Belize.

De indicadores específicos do país a um sistema MRV nacional abrangente

Conforme observado pelo Dr. Henning Wuester, Diretor do ICAT: “Identificar os impactos das políticas climáticas sobre o desenvolvimento sustentável é fundamental para envolver as partes interessadas de vários setores e níveis de governo. Essas são as partes interessadas que precisam se envolver na implementação da NDC de um país e devem ser integradas de perto nos esforços para acompanhar o progresso.”

O desenvolvimento de indicadores para Belize envolveu amplo engajamento das partes interessadas e incorporou uma revisão dos processos setoriais existentes de MRV para identificar lacunas e determinar sinergias entre os setores. Para indicadores de gases não-estufa, isso também incluiu uma avaliação das políticas agroflorestais usando os guias de avaliação de política de mudança transformacional e desenvolvimento sustentável do ICAT para entender melhor sua contribuição para as metas nacionais de mitigação e desenvolvimento sustentável. Esse processo ajudou a garantir que o desenvolvimento de um sistema nacional de MRV para o país fosse construído sobre estruturas, processos e arranjos institucionais existentes, e incluía sugestões de como eles poderiam ser melhorados ou melhor integrados no futuro.

O projeto ICAT em Belize foi encerrado com uma oficina de capacitação onde o sistema foi validado por líderes do setor.

O projeto desempenhou um papel fundamental no estabelecimento de estruturas formalizadas para a transparência, contribuindo para um projeto de lei de mudança climática para um ato para estabelecer o Departamento de Mudanças Climáticas, estabelecendo as responsabilidades e autoridade do Comitê Nacional de Mudanças Climáticas; providenciar a administração de todas as políticas e iniciativas de Mudanças Climáticas; e regular outros assuntos relacionados ou incidentais à Mudança Climática em Belize.

“Vimos uma oportunidade de ajudar Belize a atribuir funções e responsabilidades claras para o MRV de mudanças climáticas entre instituições nacionais, desenvolvendo um repositório centralizado para dados e informações sobre mudanças climáticas e fortalecendo ferramentas e métodos para realizar a avaliação de impacto das políticas de mudanças climáticas”, observou Federico Canu, líder de projeto no UNEP-Copenhagen Climate Center, parceiro técnico de implementação do projeto ICAT Belize.

“O plano de trabalho do projeto ICAT foi baseado nesses objetivos. ”